Dica de Livro: Comer, rezar, amar

Assisti o filme e adorei principalmente porque amo os trabalhos da Julia Roberts..... comprei o livro depois. O livro foi aclamado pelo The New York Times com um dos 100 livros notáveis em 2006.



Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo que qualquer mulher poderia querer: um marido apaixonado, uma casa que acabara de comprar, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico. (parece familiar kk). Enfrentou um divórcio, uma depressão e outro amor fracassado até que decidiu partir para uma viagem de um ano pelo mundo.

Em Roma aprendeu a falar o italiano e engordou 11 quilos. Na Índia dedicou-se ao desenvolvimento espiritual. Em Bali exercitou o equilíbrio e conheceu um grande amor, que por acaso é brasileiro. Acredito que as pessoas se identificaram e muuuuiiiiitttttaaaaassss devem ter sonhado em ter a coragem de abandonar tudo e seguir em busca do seu "eu".

Várias frases são comentadas na internet. Selecionei algumas.

"Na primavera anterior David havia proposto a seguinte louca solução para os nossos problemas só meio brincando: - E se a gente simplesmente reconhecesse que nosso relacionamento é ruim, e mesmo assim ficássemos juntos? Se admitisse que a gente enlouquece um ao outro, que está sempre brigando e quase nunca transa, mas não consegue viver um sem o outro, por isso aguenta tudo? Daí a gente poderia passar a vida inteira junto... infelizes, mas felizes por não estarmos separados".

"Só que sair de um casamento é difícil, e não é só por causa das complicações jurídicas/financeiras da enorme mudança de estilo de vida. É o impacto emocional que é de matar, o choque de sair do caminho conhecido de um estilo de vida convencional e perder todos os agradáveis confortos que mantém tanta gente nesse caminho para sempre."

"Virginia Woolf escreveu: "Sobre o imenso continente da vida de uma mulher recai a sombra de uma espada". De um lado dessa espada, disse ela, estão a convenção, a tradição e a ordem, onde tudo é correto. Mas do outro lado dessa espada, se você for louca o suficiente para atravessar a sombra e escolher uma vida que não segue a convenção, tudo é confusão. Nada segue um curso regular. Seu argumento era atravessar a sombra dessa espada pode proporcionar a mulher uma existência muito mais interessante, mas podem apostar que ela também será muito mais perigosa."

"O Bhagavad Gita - aquele antigo texto iogue indiano - diz que é melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita  do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição."

“Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas nunca mais use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseios não realizados.“

- Achei que David fosse a minha alma gêmea. Provavelmente era. O problema é que você não entende o que essa expressão significa. As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa  que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra cama de você mesmo, e depois vão embora. Acabou. A missão de David era acordar você, tirar você daquele casamento do qual você precisava sair, destroçar um pouquinho o seu ego, mostrar para você os seus obstáculos e vícios, despedaçar o seu coração para uma nova luz poder entrar, deixar você tão desesperada e fora de controle que você fosse obrigada a transformar a sua vida.

- Deus vive dentro de você como você. Se existe uma única verdade nesse ioga, essa frase a resume. Deus não está interessado em ver você executar uma pantomina de personalidade de forma a corresponder a alguma idéia maluca que tenha sobre a aparencia ou o comportamento de alguém espiritualizado. Para conhecer Deus você só precisa renunciar a uma coisa - à noção de que é algo distinto de Deus. Fora isso, simplesmente permaneça como foi criado, dentro do seu caráter natural.

"As pessoas tendem a pensar universalmente que a felicidade é um golpe de sorte, algo que talvez lhe aconteça se você tiver sorte suficiente, como o tempo bom. Mas não é assim que a felicidade funciona. A felicidade é consequência de um esforço pessoal. Você luta por ela, faz força para obtê-la, insiste nela e algumas vezes viaja o mundo  à sua procura. Você precisa participar o tempo todo das manifestações de suas próprias bênçãos."


"Se houve sofrimento é porque você tentou".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Boteco: Boteco das Amigas 2014

Sapatos: uma paixão feminina!